Curso de implantação e manejo de capineiras pelo SENAR-MT é realizado pela Secretaria de Agricultura

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou entre os dias 19 e 21 de setembro, o Curso de Implantação e Manejo de Capineiras oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

O objetivo do curso foi capacitar pessoas sobre a implantação de capineiras e o manejo correto de capineiras, visando à obtenção de alimentos (in natura ou silagem) para o período da seca, seguindo as recomendações técnicas disponíveis.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, “a capineira é uma área destinada ao cultivo de plantas forrageiras de elevado potencial de produção e produtividade, que serão cortadas para serem picadas e ou ensiladas para serem fornecidas para os animais, principalmente no período seco do ano”.

O curso teve uma carga horária de 24horas, com assuntos teóricos e práticos. O treinamento ocorreu na sede do Sindicato Rural, e contou com a participação de produtores rurais, estudantes e técnicos extensionistas do município. A capacitação foi ministrada por Dalmir Kuhn, instrutor do SENAR/MT.

O conteúdo programático ministrado foi: Conceito de uma capineira preparo do solo e adubação; escolha de cultivares da forrageira, Plantio e primeiro corte; manejo
recuperação de uma capineira, formas de utilização da cana de açúcar, capim elefante e outras plantas forrageiras como capineira (silagem in natura). Durante o treinamento foram realizados aulas práticas e visitas em propriedades rurais de bovinocultura de leite e no Viveiro Municipal de mudas de Capineiras BRS Capiaçú. A realização da capacitação contou com o apoio do Sindicato Rural do município.

Em 2021, a Secretaria Municipal de Agricultura implantou 02 viveiros com o Capim BRS Capiaçu, sendo 01 na área do viveiro municipal e outro no Assentamento Duas Meninas para distribuição gratuita. Além disso, a Prefeitura deu suporte para implantação de um viveiro pela EMPAER, com esta forrageira na sua área do campo experimental.